quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vou me casar... E agora?

Oi meninas!!

Desde que a idéia de casamento surgiu no meu namoro que me pego fazendo 10 coisas ao mesmo tempo e, muitas vezes, não termino nenhuma. Hoje decidi procurar um passo a passo que pode ser útil para mim e, certamente, para vocês. Vamos lá?

Por onde começar?

Bom, o legal é conversar com o noivo e decidirem uma data. Esse é um item que já pode tomar bastante tempo pois envolve dia, mês, estação do ano... Que tal uma data importante para vocês dois?Eu e Rapha ficamos a primeira vez em 20/12/2004... Portanto, desde o início, pensamos que teria que ser em um sábado que fosse dia 20, logo, já limitamos bastante. Encontramos 20/10/2012 (que seria lindo, amo o mês de outubro... Mas a grana estava super curta) e 20/04/2013, abril, um mês que também gosto por causa da temperatura, pouca possibilidade de chuvas... Optamos então pelo 20/04/2013.

Após a data, escolha onde vai casar... Igreja, salão, sitio... E se vai ter festa. Esses dois itens são muito importantes para definir quais serão os gastos. Quem vai se casar em sítio, campo ou local aberto, deve ficar atento ao mês que escolheu devido a possibilidade de chuvas. O mesmo serve para quem deseja casar à tarde, pensando na luz do por-do-sol... Procure meses da estação Verão.

Fechados dois detalhes mega importantes, vamos a lista de convidados. Aqui é onde o bicho pega, rsrs. Tanta gente que queremos convidar, nossas familias, nossos amigos de infância, de trabalho, de cursos, de faculdade, de viagens... E o seu bolso já reclama. É necessário fazer essa pré-lista para você começar a fazer orçamentos. Aqui, nada é definitivo, mas você precisa saber seu número de convidados para saber o local que vai casar, se a igreja ou espaço comporta, para ter idéia do valor do buffet, decoração... Tudo vai ser influenciado por esse ítem tão importante.

Aqui, acho legal ter uma média de orçamento que desejam (ou podem gastar). Algo para se ter idéia mesmo... Até porque, quando começamos a receber os orçamentos, nos surpreendemos... E muito!!!

Vamos a parte prática: Vai casar na Igreja? Vale a pena começar a ligar, ver o que é necessário e se a agenda já está aberta para o ano/mês que você deseja. Aqui em BH, tem algumas igrejas que abrem agenda com 2 anos de antecedência. E tem fila de espera. Então, melhor garantir esse item do que ficar louca procurando depois.

Aqui já podemos começar a pesquisar fornecedores. O ideal é começar por aqueles que são mais concorridos e mais caros, assim, temos mais tempo para pagar. Uma ordem legal é: Cerimonial (vai te ajudar a encontrar preços e profissionais bons), buffet (em caso de festa, é o valor mais alto, portanto, quanto mais prazo para pagar, melhor) e foto e filmagem (é o que ficará depois da festa, além das suas lembranças... Bons profissionais são muito concorridos).

Daqui para frente, as coisas vão ser bem personalizadas... Você precisa buscar os outros fornecedores: Decoração, músicos para Igreja, banda ou dj para a festa, local para a recepção (caso não faça cerimonia e recepção no mesmo lugar), dia da noiva, dia do noivo (no meu caso, imprescindível! Meus padrinhos são terríveis!! E não quero correr o risco de ter em meu dia um "Se beber não case 3", rsrs), barman, lembrancinhas, alianças,bouquet, bem casados... Aff... Muitos detalhes, né? Mas vamos falando sobre eles posteriormente.

Espero ter ajudado um pouquinho a vocês... E vamos lá porque os preparativos consomem tempo... E ele VOA!!!





Bjs

Lu

2 comentários:

  1. Ótimas dicas Lu.
    Eu fui nesse passo-a-passo também.

    Beijinhos

    http://casarnaoedificil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danila!!

      Obrigada viu?

      Agora vou retomar o blog... Tá muito abandonadinho, rsrs.

      Você é de BH? Vai a Feira esse fim de semana?

      Bjs

      Excluir